quinta-feira, 17 de julho de 2014

Breve consideração sobre o Batismo

 Eu sou de linha reformada, e a grande maioria dos reformados aceitam o pedobatismo, mas eu não coaduno muito com essa prática.

Primeiramente quando Jesus fala do batismo ele diz: "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Marcos 16:16, ou seja, se requer que o batizado creia, algo que um bebê não pode fazer.

Jesus também atrelou o fazer discípulos ao ato de batizar: "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" Mateus 28:19, ou seja, era para batizar os recém-discípulos, algo que um bebê não pode ser.

O batismo é a iniciação da vida cristã, a confissão pública da renúncia do pecado, uma criança não sabe o que é vida cristã, e nem pecado, e não pode os pais ou padrinhos assumirem o voto pela criança, nem confessar por ela, pois a salvação é individual.

Imagine que uma criança seja batizada, e ao crescer ela se torne satanista, ou ateia, o batismo de nada serviu, e Jesus nos adverte: "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." Mateus 7:6, ou seja, não podemos sair batizando levianamente, pois muitos que foram batizados bebês renegaram a fé.

Imagine que você esteja com fome, o que você faz? Come alguma coisa ou faz alguém comer alguma coisa? Você como, é claro, pois quem está com fome é você. Assim é com o batismo, se eu creio, eu quem devo ser batizado, não é porque eu creio que vou batizar alguém na minha fé, como as crianças por exemplo. A criança vai receber um batismo imposto, e nada assegura que no futuro ela continuará cristã, sendo assim, eu batizo apenas quem já possa realmente crer por si só, e compreenda o que é o batismo.


Em Cristo,
+Dom Rodrigo Faddoul

Nenhum comentário:

Postar um comentário