quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A Segurança do Menino Jesus

Catolicismo Apostólico Salomonita
Diocese Primacial do Brasil

Matriz União em Cristo, Monastério Hieroseleos e Província Franciscana "Salvação pela Graça" 
Estrada das Amendoeiras, 248 - Vila dos Coqueirinhos
Chácaras Rio Petrópolis - Duque de Caxias RJ - CEP 25.243-420


Tempo Litúrgico – Pós Epifania do Cristo
Reflexões sobre a formação da pessoa Jesus de Nazaré


11/01/2015 – 7ª semana do ano eclesial 1988
1º Domingo pós Epifania do Cristo de Deus

Reflexões – A Sagrada Família provê segurança para o Menino Jesus


Cores Litúrgicas:
Pastoral Ecológica - Estação Verão - Festa das Luzes – Côr Vermelha
Simbolo da coragem e da tenacidade dos cristãos na prática do amor e caridade para com todas as criaturas de Deus.




É comum no meio cristão evangélico e católico, referir-se à família de Jesus, como a Sagrada Família. Neste primeiro domingo pós epifania do Cristo, o Hemerológio Cristão propõe para as nossas reflexões e vivências litúrgicas, a questão da provisão do menino que nasceu; mesmo as famílias pobres desenvolvem preocupações com a provisão de cuidados para com uma nova criança que chega ao lar.

O evangelho de Mateus relata que, após a visita dos reis magos, a família de Jesus foi avisada pelo ministério dos anjos, que o menino estava correndo perigo:

Tendo os reis magos partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.
Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;
e lá ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta:
Do Egito chamei o meu Filho.”

Mateus 2: 11-15


Meus irmãos e minhas irmãs! Neste tempo litúrgico estamos refletindo e vivenciando o desabrochamento do Cristo Interior em cada um de nós; somos, enquanto pessoas, a própria “sagrada família” a proteger essa germinação do potencial divino dentro de nós.

A Igreja de Cristo é constituída no Corpo do Cristo Místico, e é esse potencial divino que desenvolvemos, que nos torna um membro do Corpo de Cristo, para mantê-lo conosco no mundo até os fins dos tempos, conforme Jesus Cristo prometeu.

Devemos envidar esforços para garantir a provisão desse Cristo escondido dentro de cada um de nós; isto se faz pela vivência dos ensinamentos dos evangelhos; isto se faz pela prática das virtudes cristãs.

Será que estamos protegendo esse Cristo Interno em cada um de nós? Será que o estamos protegendo dos “herodes” do mundo? Estamos o protegendo dos “herodes” da carne? Estamos o protegendo dos “herodes” de satanás?

Reflitamos meus irmãos e minhas irmãs! Esse cuidado, essa provisão do nosso Cristo Interno, para que ele não seja aniquilado pelos “herodes” da existência, se faz pela vida de testemunho pautada nos ensinamentos dos evangelhos, pautada na prática das virtudes cristãs. Esforcemo-nos para protegê-lo dentro de nós!

Que Deus abençoe a todos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Evangélico Salomonita
Visite o site: www.icai-ts.org.br
felismarmanoel@gmail.com
Retirado de: www.alforriacrista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário