sábado, 21 de junho de 2014

Coisificação do Corpo Sacramental de Cristo

Por Bispo Felismar Manoel



Quando Jesus Cristo fez a Grande Comissão Apostólica para a continuidade do seu Ministério na Terra, Ele prometeu continuar conosco  dizendo: "Eis que estou  convosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28: 20). Com certeza, neste tópico ele não se referia ao Sacramento da Eucaristia e sim a afirmação da realidade de sua presença no Mistério do Corpo Místico que é a sua Igreja Verdadeira.
Jesus Cristo afirmou o efeito causalidade das reuniões verdadeiras em seu nome, sem vinculação a ideologias espúrias de políticas institucionais, afirmando que, onde estiverem reunidos dois ou três em seu nome, que ali também ele estará presente (Mateus 18: 20). É verdade que Jesus Cristo está presente na igreja reunida em seu nome; a verdadeira igreja tem sido o sacramento da presença de Cristo no mundo ainda hoje.
O verdadeiro cristão é um membro do corpo de Cristo ainda hoje na terra, de maneira espiritual, moral e eficaz, quando verdadeiramente o amar e guardar a sua palavra em sua vida; pois foi Jesus Cristo mesmo quem disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (João 14: 23).
Jesus Cristo é realmente o nosso alimento espiritual, o Pão da Vida descido do céu, conforme  afirmou: " Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede" (João ¨: 35). É claro que o Sacramento da Eucaristia na Santa Ceia é um meio eficaz para mantermos os laços de nossa comunhão com Deus e todos os santos em Cristo.  Jesus Cristo prometeu, "quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim e eu nele" (João 6: 56).
O Sacramento da Eucaristia na Santa Ceia Cristã é um meio eficaz para consolidar esta Santa Comunhão em Deus com Cristo e os irmãos; foi por isto que ele reuniu seus apóstolos na celebração da páscoa, e enquanto comiam, tomou Jesus um pão e, abençoando-o, partiu e lhes deu, dizendo:
"Tomai, isto é o meu corpo. A seguir, Jesus tomou um cálice e,  tendo dado graças, o deu aos seus discípulos; e todos beberam dele.
Então lhes disse: Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos."
Marcos 14: 22-24
Devemos estar unidos no amor de Cristo nas orações, nas adorações, louvores e no partir do pão; assim entenderam os apóstolos e entendem hoje os seus discípulos espalhados por todo o mundo.
Jesus Cristo se faz presente no mundo através das atitudes dos cristãos, amando e confessando a Jesus Cristo como o Filho de Deus, o único e suficiente salvador e pondo em prática os seus ensinamentos. Assim somos os membros do seu Corpo Místico mantendo-o presente  no mundo em nossos dias e até os fins dos tempos.
O Sacramento do pão e vinho  constitui a presença de Cristo de modo eficaz, sacramental e espiritual, como comida e como bebida, elementos essenciais para manter a continuidade da vida  na graça de Deus, mas não devemos subvertê-lo a "coisa material", que possa ser exibido nos ostensórios, nas ruas e praças, pois ele, o sacramento, foi instituído para ser o nosso alimento espiritual, sacramental como memorial do sacrifício e vida do Senhor e Salvador Jesus Cristo; não podemos em sã consciência transformá-lo em um  "troféu material", reservado, para ser exibido e adorado como ídolo.
Que a Santa Eucaristia na Santa Ceia, seja um penhor do corpo e sangue de Cristo para alimento de nossas almas, enquanto vivermos na terra, como um perene memorial da encarnação, testemunho de vida e sacrificio até a morte na cruz, do nosso Único e Suficiente Salvador Jesus Cristo Filho de Deus.
Que Deus abençoe a todos
Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita

Retirado de: www.alforriacrista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário