quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas simples para se estudar a Bíblia




"Lâmpada para os meus pé é a tua  palavra, e luz para os meus caminhos" Salmo 119: 105


   A Bíblia Sagrada é a luz que alumia os pés daqueles que caminham para a verdade, entretanto não é dificil achar aqueles que deixam de ler a  palavra de Deus por não conseguirem compreendê-la, ou que até se esforçam lendo-a, mas não a entendem.
Sendo assim, resolvi dar algumas dicas que vão facilitar o estudo bíblico; não é um guia de estudo exaustivo, mas simples sugestões para um melhor entendimento das verdades bíblicas.

   A primeira dica é, tenha mais de uma tradução bíblica e uma delas em linguagem atual. A minha sugestão é ter uma Almeida Revista e Corrigida, uma Almeida Revista e Atualizada e Uma Nova Tradução na Linguagem de Hoje; todas são publicadas pela Sociedade Bíblica do Brasil e são encontradas à preço popular. Com mais de uma tradução é possível comparar os versículos de difícil entendimento nas diferentes linguagens.

   A segunda dica é ter uma Concordância Bíblica exaustiva ou uma Chave Bíblica, pois facilita o estudo por temas e Palavras-Chave, a Sociedade Bíblica do Brasil tem uma baseada na versão Almeida Atualizada que tem um preço bem acessível.

   A terceira dica é ter um dicionário bíblico e um dicionário de língua portuguesa, para facilitar a compreensão das palavras de difícil entendimento, em ambos os casos existem publicações a preços populares.

   A quarta e mais importante dica é ler e fazer a interpretação do texto igual à época da escola, sempre que for ler a Bíblia não leia versículos isolados, leia todo o capítulo, pois assim o versículo não é tirado do seu contexto. Faça perguntas para o texto, do tipo, quem falou?  Para quem falou? Em que situação foi falado? Pois tais perguntas ajudam a esclarecer texto e contexto.

  Tais dicas são simples, mas fará uma grande diferença no seu estudo bíblico e devocional diário. Procurei dar dicas que se encaixam no orçamento de uma pessoa de baixo rendimento, mas caso se tenha condição financeira, vale a pena  ter um comentário bíblico e uma Bíblia de estudo, recomendo a de Genebra.

   Um último adendo, respeitar sempre a pontuação e as vírgulas,  pois um ponto ou uma vírgula omitidos ou deslocados podem mudar todo o sentido de um texto.

  Espero poder ter ajudado no seu propósito de compreender as Santas Escrituras, e que seu entendimento possa se expandir para que a sua devoção diária te aproxime mais de Deus.

Em Cristo
Bispo Rodrigo Faddoul

Nenhum comentário:

Postar um comentário