quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Barbas de Molho


Cansado de ver seus sermões caírem no vazio, um pastor resolveu dar uma lição inesquecível aos seus ouvintes.

Num dos cultos semanais mais concorridos, ele subiu ao púlpito com seu aparelho de barbear, bacia, água, espuma, caneca, espelho e toalha. Nem sequer cumprimentou a igreja e, tranqüilamente, colocou água na bacia, testou a temperatura, ajeitou o espelho, pegou uma caneca, fez espuma, passou na cara, e começou a se barbear.

Gastou vários minutos nisso, que pareceram uma eternidade para os presentes.

Ao final, quando todos esperavam que o pastor fosse fazer um desfecho maravilhoso, fosse lhes apontar o "moral da história", ele simplesmente enxugou o rosto com a toalha, encerrou o culto e despediu o povo de volta para as suas casas.

Aquela semana foi atípica. O povo comentou o fato todos os dias, tentado advinhar o significado de tudo aquilo: “-Que mensagem ele quer nos passar?”, “-Qual é o simbolismo espiritual da água, do sabão, do barbear-se?”

Dias depois, quando ele subiu novamente àquele púlpito, a igreja estava cheia. O pastor olhou para a congregação e disse-lhes:
- Sei que vocês querem saber o significado do que fiz aqui neste púlpito na semana passada. Bem, eu vou lhes dizer: não há significado algum! Nenhum simbolismo. Nenhum desfecho maravilhoso. Nenhuma mensagem. Nenhum "moral da história".

- No entanto, se podemos tirar alguma lição disto tudo, é a seguinte: Há anos eu venho apresentando para vocês a mensagem bíblica, mas não tenho visto nenhuma mudança em suas vidas. Minhas mensagens têm caído no esquecimento, tão logo vocês saem do templo. Eu gostaria que vocês comentassem meus sermões durante a semana, do mesmo modo que se dispuseram a comentar o meu barbear nestes últimos dias, ou será que a minha barba é mais importante para vocês que a Palavra de Deus?





"E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas."
Deuteronômio 6.6-9

Autor: Desconhecido

2 comentários:

  1. O Ser confronta com a palavra e a teme e o pastor é só um homem que eles querem se parecer. Esquecem que a mensagem de deus já habita em seu espírito.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Tremenda essa história, hein!? É a pura realidade, o povo crente, muitos não todos, querem ver pessoas se rendendo a Jesus, quando na verdade nem convertidos eles próprios são. Precisamos nos converter e nos avaliar a cada dia, sem paranóias, lógico, mas o auto-exame é de bom alvitre. O rei Davi sempre clamava pedindo a Deus para transforma cada vez mais o seu coração. Existe um modismo no mundo evangélico do super-crente, somos isso, somos aquilo, somos o máximo; ou então o outro extremo, somos coitadinhos, verme-zinhos de Jacó, quando na verdade o segredo é tentar trilhar pelo caminho do equilibrio, da vida cristã saudável. O povo prefere se prender a coisas banais, sem importância do que o que realmente importa, no caso do texto acima, a mensagem de Deus através da palavra é o que interessa e não a barba que o pastor fez no altar. Mas, parece que o povo se sente mais atraído por questões sem importância e acabam fazendo aquilo que Jesus falou: "coam um mosquito e deixam passar um camelo"

    Paz e bem!

    ResponderExcluir