sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Adeus Madiba!

No capítulo 11 da carta aos hebreus o autor cita alguns homens que viveram pela fé, dos quais ele diz que o mundo não era digno. Nessa galeria são citados homens como Noé, Abraão, Josué, entre outros, e se o canôm ainda estivesse aberto creio que seriam incluídos nomes da atualidade como Madre Teresa, Martin Luter King e Nelson Mandela.

O mundo ainda continua produzindo santos e santas, e tais homens e mulheres passam por nosso planeta como fachos de luz, como exemplos de que a humanidade não está totalmente perdida e que ainda nos resta uma esperança. É claro que Cristo já nos deu a certeza de que um dia esse mundo será restaurado, e orou para que o Pai nos guardasse, mas ao vermos homens como os que citei acima temos um vislumbre do lado bom da humanidade e podemos nos aproximar um pouquinho da restauração divina de todas as coisas.

Ontem um desses fachos de luz se apagou aqui na Terra para voltar a brilhar no céu, morreu aos 95 anos, em sua residência em Johannesburgo, Nelson Mandela, carinhosamente chamado por seu povo de Madiba. Esse bravo guerreiro lutou por uma humanidade mais justa, por uma humanidade unida e reunida e nos deixou um legado indelével, e a lembrança de um sorriso sincero e um olhar terno que contemplava os homens como irmãos, independentemente de sua cor de pele.

Ao falar de Mandela e lembrar de sua prisão me recordei do Apóstolo Paulo e suas palavras na carta aos Gálatas: "Quanto a mim, que eu jamais me glorie, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, por meio da qual o mundo foi crucificado para mim, e eu para o mundo." (Gl 6:14).

É claro que Nelson Mandela não era perfeito, pois perfeito somente Cristo, Mandela tinha suas falhas e até mesmo cometeu um erro ao adotar a luta armada no começo de sua militância, mas entre erros e acertos ele se tornou um grande líder, um grande homem cujo exemplo em nada deixa a desejar dos santos do passado.

Descanse em paz Mandela, pois agora tu és uma estrela no céu, e um dia se levantará novamente na ressurreição dos justos quando Cristo fizer soar as trombetas, e então tu estarás numa nova Terra aonde o seu sonho finalmente se tornará realidade!




Que o Senhor nos abençoe!

+Bispo Rodrigo A. Faddoul

Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
Gálatas 6:17
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
Gálatas 6:17
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
Gálatas 6:17
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
Gálatas 6:17
 
Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.
Gálatas 6:17

sábado, 9 de novembro de 2013

Levítico 18:22 e a homossexualidade



“Não te deitarás com um homem como se fosse mulher. É uma abominação” (Lv 18,22 e Lv 20,13).

Estas eram leis destinadas a manter o povo hebreu puro e separado de outros povos, sobretudo dos que adoravam ídolos sacrificando crianças e praticavam a “prostituição sagrada”, tanto masculina como a feminina, nos cultos à fertilidade. Um hebreu que praticasse essas coisas que os babilônios e cananeus praticavam, era “abominável”. Mas entre estas coisas “abomináveis” incluía-se por exemplo, semear dois tipos de sementes no mesmo canteiro, comer carne mal passada, ou camarão, fazer sexo estando a mulher menstruada, entre outros. O adultério e a falta de respeito para com os pais igualmente deveria ser punido com a morte. Hoje alguém consideraria “abominação” comer carne mal passada ou carne de porco? Porque se quer aplicar estas normas literalmente apenas para os homossexuais, não será por preconceito, por falta de amor? Ou os que citam a Bíblia conhecem a Bíblia de verdade?

A questão de Levítico era religiosa, e não ética ou moral, isto é, não se cogitava que o sexo em si era bom ou mau, mas o uso que se fazia dele, neste caso, afastando-se de Deus e indo atrás de outros deuses para os quais se sacrificavam crianças... É interessante notar que neste mesmo Código, está escrito: “Não oprimirás o teu próximo, nem o salário de teu empregado ficará contigo até o outro dia” (Lv 19,13) que poucos e poucas citam e lembram... A própria palavra “abominável”, no hebraico: toevah, seria mais bem traduzida, e o é, por tradutores mais sérios e capacitados, por “impuro”, ou “falta de limpeza”, o que tem um sentido totalmente diferente.

São Paulo escreveu: “Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro, cumpriu a Lei” (Rm 13,8).

"Então Pedro tomou a palavra e disse: "Em verdade, reconheço que Deus não faz acepção de pessoas, mas em toda nação lhe é agradável o que o temer e fizer o que é justo" Atos 10.34,35

Quanto a terceira perspectiva hoje já se sabe que ser gay ou ser lésbica não é uma opção. Este é mais um mito: as pessoas são gays por opção! Optar significa escolher em ser ou não ser gay. Assim como o heterossexual não escolhe em ser ou não ser heterossexual, o mesmo acontece com o homossexual. Existem vários fatores que determinam esta orientação, que é independe da vontade das pessoas, por isto não é uma opção. Muitos falam, erradamente, sobre “opção sexual”. Não existe opção, fato de quem “opta” por algo. Nem tampouco condição. O que existe em termos de classificação é a orientação sexual, onde o desejo sexual e afetivo está direcionado para um objeto externo (no caso de homossexuais, mesmo sexo e no de heterossexuais, sexo oposto).

Devido todas as dificuldades e implicações em se assumir homossexual se torna incabível dizer que as pessoas escolhem ser homossexuais. E se realmente tudo não passasse de uma escolha seria fácil voltar atrás nessa escolha assumindo outros posicionamentos.


Para terminar transcrevo um e-mail que foi enviado à uma locutora de um programa de rádio conhecido por ser conservadora e homofóbica. Essa locutora usava essas  passagens bíblicas do livro de Levítico para apoiar a sua condenação à homossexualidade. 

A carta-aberta, que surgiu em resposta às acusações, utiliza-se de passagens do mesmo livro do Levítico, e estabelece questões como as que se seguem:


• Eu sei que quando eu queimo um bezerro no altar, como um sacrifício, o odor que se desprende é cheiro suave e agradável ao Senhor. (Levítico 1:5-9) O problema são meus vizinhos. Eles dizem que o odor não é nada agradável e ameaçam chamar a Saúde Pública, que também não gosta do odor. Que devo fazer? 


• Levítico 11:7 & 8 diz que ao tocar o cadáver de um porco me torno impuro. Poderei praticar algum esporte com bola feita de pele de porco, caso use luvas?


• Levítico 11:12 diz que comer marisco é abominação. É uma abominação maior ou menor do que a homossexualidade?


• Eu sei que não devo ter contato com uma mulher durante o seu período menstrual (Levítico 18:19). O problema é; como saber? Sempre que pergunto a maioria das mulheres se sente ofendida.

• Levítico 19:19 me diz que não posso plantar tipos diferentes de sementes no mesmo campo, e nem usar roupas feitas de dois tipos diferentes de material. Devo concluir que serei condenado se tiver uma hortazinha no fundo do quintal com alguns vegetais e temperos, ou se usar uma camisetinha básica, de algodão e poliéster?

• A maioria das pessoas que conheço corta o cabelo de vez em quando, apesar de  isso ser expressamente proibido em Levítico 19:27. Estaremos todos condenados?

• Levítico 21:16-20 declara que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu  tiver um defeito físico. Eu uso óculos. Será que Deus faz “vista-grossa” para este pequeno detalhe?

• Levítico 25:44 declara que eu posso possuir escravos ou escravas desde que tenham sido comprados em um dos países vizinhos. Um amigo meu insiste que essa regra se aplica a Argentinos e Paraguaios mas não a Uruguaios. Poderia me orientar? Por que não me é permitido possuir escravos uruguaios?

Enfim, que possamos meditar no que nos fala a palavra de Deus: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." Romanos 13:8

Em Cristo

+Bispo Dom Rodrigo A. Faddoul




Levítico 18:22 y la homosexualidad


"No te echarás con varón como con mujer. Es una abominación "(Levítico 18:22 y Levítico 20:13).

Estas leyes fueron hechas para mantener el pueblo judío puro y separado de los demás, especialmente de los que adoraban ídolos, sacrificando niños y practicaban "prostitución sagrada", tanto masculinos como femenina, en los cultos de fertilidad. Un Judio que practicaba estas cosas que los babilonios y cananeos practicaban, era "abominable". Pero entre estas cosas "abominable" estaba incluido por ejemplo, sembrar dos clases de semilla en la misma cama, comer carne poco cocida o camarón, tener relaciones sexuales con una mujer que está menstruando, entre otros. El adulterio y la falta de respeto a los padres también deben ser castigados con la muerte. Hoy alguien consideraría "abominación" comer carne poco cocida o comer carne de cerdo? Porque si usted desea aplicar estas reglas, literalmente, sólo para los homosexuales, no es por el prejuicio, por falta de amor? O aquellos que citan la Biblia conocen la verdadera Biblia?

La cuestión de Levítico era religiosa, no ético o moral, es decir, no se consideró que el sexo en sí era bueno o malo, sino el uso que se hace de ello, en este caso, alejándose de Dios y yendo tras otros dioses en que los niños fueron sacrificados ...
Curiosamente, en este mismo código está escrito: "No te defraudes a tu prójimo, ni el salario de su empleado se quede con usted hasta que el otro día" (Levítico 19,13) pocos y pocas citan y recordan ... La palabra "abominación" en hebreo: toevah, sería mejor traducido, y es, para los traductores más serios y cualificados para "impuro" o "falta de limpieza", que tiene un significado totalmente diferente.

San Pablo escribió: "Usted no debe nada a nadie, sino el amaros unos a otros; porque el que ama al prójimo, ha cumplido la ley" (Rom. 13:08).

"Entonces Pedro, abriendo la boca, dijo:" En verdad, yo comprendo que Dios no hace acepción de personas, sino que en toda nación le es agradable que el miedo y hacer lo correcto ", Hechos 10.34,35

Como tercer punto de vista hoy sabemos que el ser gay o lesbiana no es una opción. Este es otro mito: la gente es gay por elección! La opción es elegir ser o no ser gay. Así como el heterosexual no elige ser o no ser heterosexual, así tambien eres con el homosexual. Hay varios factores que determinan este enfoque, que es independiente de la voluntad de las personas, esto no es una opción. Muchos hablan erróneamente sobre "orientación sexual". No hay opción,  en que se "opta" por algo. Ni condicion. Lo que existe en términos de la clasificación es la orientación sexual, donde el deseo afectivo y sexual se dirige a un objeto exterior (en el caso de los homosexuales, mismo sexo y heterosexual el sexo opuesto).

Debido a todas las dificultades e implicaciones asumir la homosexualidad se convierte incabível decir que las personas eligen ser gay. Y si todo es realmente una opción, sería fácil dar marcha atrás en esa decisión asumiendo otras posiciones.

Para terminar voy a transcribir un correo electrónico que fue enviado a un locutora locutora un programa de radio conocida por ser conservadora y homofóbica. Este locutora usaba estos pasajes del libro de Levítico para apoyar la condena de la homosexualidad.

La carta abierta, que se produjo en respuesta a las acusaciones, utiliza pasajes del mismo libro de Levítico, y establece cuestiones como las siguientes:

• Sé que cuando yo quemo un becerro en el altar como sacrificio, el olor que desprende eres un olor dulce y agradable al Señor. (Levítico 1:5-9) El problema está en mis vecinos. Ellos aseguran que el olor no es agradable y amenazan con llamar a la Salud Pública, que también no les gusta el olor. ¿Qué debo hacer?

• Levítico 11:07 y 8 dice que tocar el cadáver de un cerdo me convierte en impuro. Se puede practicar deportes con pelota de piel de cerdo, si utiliza guantes?

• Levítico 11:12 dice que comer mariscos es una abominación. Es una abominación mayor o menor que el homosexual?

• Sé que no debería tener contacto con una mujer durante su menstruación (Levítico 18:19). El problema es, ¿cómo lo sabes? Cada vez que pregunto la mayoría de las mujeres se sienten ofendidas.

• Levítico 19:19 afirma que no puedo plantar diferentes tipos de semillas en el mismo campo, y no usar ropa hechas de dos tipos diferentes de material. Debo concluir que me condenen si tengo una hortazinha en el patio trasero con algunas verduras y condimentos, o utilizar una T-shirt básica de algodón y poliéster.

• La mayoría de las personas que conozco cortan el pelo de vez en cuando, aunque esto está expresamente prohibido por el Levítico 19:27. ¿Estamos todos condenados?

• Levítico 21:16-20 dice que yo no puedo me acercar del altar de Dios si tengo un defecto físico. Me pongo las gafas. ¿Dios pase por alto ese pequeño detalle?

• Levítico 25:44, establece que puedo tener esclavos o esclavas a condición de haber sido adquiridos en uno de los países vecinos. Un amigo mío insiste en que esta regla se aplica a los argentinos y paraguayos, pero no a los uruguayos. ¿Me podría orientar? ¿Por qué no puedo tener esclavos uruguayos?

Que podamos meditar en lo que dice la palabra de Dios: "No debáis a nadie nada, sino el amor que os améis los unos a los otros, porque el que ama al prójimo, ha cumplido la ley." Romanos 13:08

En Cristo


+ Mons. Rodrigo A. Faddoul

sábado, 2 de novembro de 2013

A Girafa e o satanás!

"Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;" 1 Pedro 2:2

Durante esse dias começou uma brincadeira no Facebook em que consistia de uma charada e quem perdesse a charada teria que trocar a sua foto pela foto de uma girafa, e começou então o troca-troca de fotos, e as girafas se multiplicaram.
Confesso que eu achei uma modinha meio boba essa proliferação de girafas, mas fazer o que, era uma brincadeira e acabou contagiando muitos no face, então eu não tinha outra escolha a não ser ficar vendo girafas todos os dias, e elas se multiplicavam numa velocidade recorde.
Porém junto com a brincadeira da girafa surgiu algo ainda mais chato que as milhares de fotos de girafas, que foi o boato de que essa brincadeira era satanismo disfarçado, que quem trocava a foto do seu perfil e colocava a girafa estava dando liberalidade ao diabo.
Não sei quem foi que começou esse boato, pois confesso que não perdi meu tempo tentando descobrir o primeiro jumento gospel que divulgou essa notícia idiota, mas sei que essa baboseira está correndo nos perfis dos crentes bitolados que adoram falar do capeta, pois para eles o capeta é super-poderoso, é rival à altura de Deus e eles acham que satã tem atributos que lhe dão onipresença, onipotência e onisciência.
O que acontece é que satanás embora seja sim maligno, não tem todo esse poder que muitos crentes lhe atribuem, ele não é Onipotente, nem possui nenhum outro atributo divino, ele é apenas um anjo que decaiu e agora está condenado.
Temos que parar de dar tanto poder ao diabo, e reconhecer que Jesus já o venceu na cruz do Calvário, e que aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas se passaram, e tudo se fez novo, inclusive o medo do capeta.
Aquele que tem uma verdadeira fé em Deus não fica procurando capeta em tudo, pois sabe que Deus está guardando-o e protegendo-o, sabe que sua fé lhe basta e que os anjos do Senhor acampam ao nosso redor, repelindo todo demoniozinho mixurica.
Deixemos de ser meninos na fé, e exaltemos o nome de Jesus, temos que deixar o nome do capiroto de lado e proclamar que Jesus é Senhor, que n'Ele temos paz, n'Ele temos vida e n'Ele estamos bem guardados, pois Jesus orou ao Pai pedindo: "Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste ..." (João 17:11b).
Ao invés de ficar falando que a girafa é do capeta, diga que Jesus é o CORDEIRO, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!!!

Que Jesus vos abençoe
Em Cristo
Bispo +Dom Rodrigo A. Faddoul

sábado, 7 de setembro de 2013

Sobre ordenações e sagrações

Como um episcopal de sucessão apostólica eu creio que a plenitude das ordens são dadas por um bispo, sagrado legitimamente por sucessão apostólica, que é uma linhagem ininterrupta de sagrações que remete aos apóstolos. Mas a questão é, toda ordenação ou sagração feita por um bispo de sucessão tem valor?

Bom, uma sagração ou ordenação para ter valor precisa ser feita com a intenção de se expandir o reino de Deus, pois para isso servem os sacerdotes, pregar e evangelizar. Os candidatos tem que serem irrepreensíveis, sóbrios, honestos, aptos para ensinar e demais qualidades descritas em  1 Timóteo 3:2, e da mesma forma quem ordena tem que ter a reta intenção de ordenar.

Uma ordenação ou sagração tem que ser feita de forma desinteressada, não pode ser algo que gere lucro, dividendos ou qualquer outra forma de benefício para quem ordena ou para quem é ordenado, a recompensa é trabalhar para o reino de Deus.

"Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;" 1 Pedro 5:2

"Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;" Tito 1:7

"Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;" 1 Timóteo 3:3

Sendo assim, quem cobra para ordenar ou sagrar está totalmente fora da Palavra de Deus, e sendo assim, ainda que sua sucessão seja legítima, seus atos não o são, logo todas as ordenações e sagrações efetuadas são NULAS, sem nenhum valor, pois o que é feito por torpeza é contrário aos ensinamentos dos Apóstolos. Não reconheço ordenações feitas por bispos simonistas, nem tampouco sagrações realizadas pelos mesmos, tais sacerdotes não são legítimos, pois a benção de Deus, incluindo o sacerdócio, não pode ser comprada.

Amados, vamos nos levantar contra a venda de sacramentos, contra a venda de sagrações e ordenações, pois causa espanto o número de "convenções" que tem aparecido com o simples propósito de ordenar e dar carteirinha e diploma de ordenação, inclusive dentro do meio da sucessão apostólica. Que deixemos de saudar tais homens como sacerdotes, que paremos de respeitar como bispo aquele que comercializa ordens sacras, pois já disse São João e São Paulo:

"Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis." 2 João 1:10

"Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais." 1 Coríntios 5:11

Que Deus nos abençoe e nos ajude a nos mantermos fiéis.

Em Cristo,

Bispo +Rodrigo Faddoul

domingo, 25 de agosto de 2013

O DEUS QUE DIZ NÃO!



Quem já viu vendendo nas ruas aquele cãozinho que balança alegremente a cabeça sempre

dizendo sim? Existiam muitos carros que possuíam aquele enfeite, também existiam outros bichos

como tartarugas simpáticas balançando a cabeça sempre afirmativamente! Pedimos bastante durante

o nosso dia e, especialmente, pedimos muitas coisas para Deus. Sendo honestos ao nos avaliarmos,

a maioria das coisas que pedimos para a nossa própria satisfação, são pedidos egoístas. E o pior de

tudo é que esperamos de Deus sempre um sim, como se ele fosse um Gênio da lâmpada ou um

papai Noel bonachão, para sermos bem sinceros, detestamos um não.

Nesses dias parei para pensar se Cristo também pedia as coisas como a gente pede.

A princípio não me parece que Cristo pedia muito. Especialmente coisas para si mesmo.

Nos evangelhos, de vez em quando vemos Jesus pedindo para que Deus cure ou ressuscite alguém,

mas nunca pedindo algo que viria a beneficiá-lO. O foco maior de Cristo sempre foi o bem das

pessoas a Sua volta e nunca Ele próprio.

Mas vamos imaginar por um momento, caso Cristo fosse pedir alguma coisa, o que Ele

pediria? Mais poder? Mais glória? Menos inimigos? O que será que Ele pediria? Na verdade, em

um momento específico na Bíblia, Jesus pediu uma coisa pra Deus. E para nossa surpresa, não foi

coisa pequena não. Cristo pediu algo grande e difícil.

O Pedido de Jesus

Podemos encontrar o pedido de Cristo em Marcos 14.32-41 (e também em Mateus 26.36-46

Então chegaram a um lugar chamado Getsêmane, e disse Jesus a seus discípulos:

Sentai-vos aqui, enquanto eu oro. E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e

começou a ter pavor e a angustiar-se; e disse-lhes: A minha alma está triste até a

morte; ficai aqui e vigiai. E adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava

para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é

possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu

queres. Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não pudeste

vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na

verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Retirou-se de novo e orou, dizendo as

mesmas palavras. E voltando outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos

estavam carregados; e não sabiam o que lhe responder. Ao voltar pela terceira vez,

disse-lhes: Dormi agora e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do

homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

A Bíblia é recheada de menções a ambas as naturezas de Jesus, tanto a divina (Cristo era

100% Deus) quanto a humana (Cristo era 100% Homem). Muita gente estranha essa passagem ao

ver o medo e aflição do Salvador. Na verdade, esses versículos são uma janela aberta por Deus para

que víssemos a humanidade de Cristo. Jesus era tão humano que o MEDO que sentia o levou a

Pai afaste de mim esse cálice! Entendam o que Jesus está pedindo aqui. Ele está pedindo

para que Deus transforme toda a história que Ele vem Escrevendo desde antes da fundação do

mundo. Deus Pai desenhou a história do homem com uma coisa em mente, o sacrifício de Cristo. A

crucificação e a ressurreição de Jesus seriam o ponto alto da história e Cristo estava pedindo para

Deus mudar isso! Ele estava pedindo para que Deus desconsiderasse todo seu trabalho até aquele

momento e bolasse outro caminho, outro jeito, uma nova maneira de salvar o mundo. Tudo isso

A Que Cristo Temia

1) O Sofrimento Físico da Crucificação - Como mencionamos acima, Jesus era 100%

homem e portanto sentiria dor. Ele sabia que sofreria MUITO e tinha ciência que a dor e o abuso do

seu corpo seriam intoleráveis para um ser humano. Seu corpo seria rasgado, moído e trucidado,

culminando então no seu falecimento. Todo ser humano foge da dor, busca evitar seu próprio

sofrimento e portanto é compreensível que Jesus tenha pedido para que Deus impedisse que tudo

isso acontecesse com Ele.

2) Seria a primeira vez que Cristo seria tocado pelo pecado - Jesus não tinha pecado. É

óbvio que Ele havia se deparado com um mundo mal e com as consequências da queda do ser

humano, mas Cristo não havia sido TOCADO pelo mal. Ao ser pregado na cruz, todos os pecados

dos filhos de Deus seriam derramados sobre Cristo. Ele, como um Ser Santo e perfeito, deve ter

ficado amedrontado pela noção de que carregaria a culpa dos pecados do mundo sobre Seus ombros

e sabia que as consequências seriam terríveis…

3) Seria a primeira vez que se separaria de Deus - por fim, o que provavelmente mais

causava temor no coração de Cristo era o fato de que Deus não poderia estar ali presente e O

deixaria. Ali Cristo enfrentou sozinho toda a condenação e punição pelo pecado da humanidade.

Agora Jesus estava separado, abandonado, desprezado e até punido por aquela pessoa que você

A Resposta de Deus

Mesmo ao ver Seu Filho Jesus passando por todas essas dificuldades, sabendo do sofrimento

vindouro, da separação iminente, Deus disse NÃO ao pedido do Seu Filho!

Foi como se Deus dissesse: "Não meu filho, não vou tirar de você esse cálice. Minha

vontade é que você passe por tudo isso."

Isso não foi falta de compaixão, de misericórdia ou de amor. Na verdade foi EXCESSO de

tudo isso. Excesso de compaixão, de misericórdia e de amor. É isso mesmo! Deus teve compaixão,

misericórdia e amor por nós, e por isso Ele continuou com seu plano. Embora soubesse claramente

do sofrimento que aguardava Seu Filho, Deus não O poupou e deixou Seu corpo ser trucidado,

Temos que aprender a confiar em Deus quando recebemos um não. Deus sempre tem o

melhor para Seus filhos e todas as coisas cooperam para o nosso bem. Jesus entendia isso e aceitou

perfeitamente a vontade do Seu Pai. Não é errado pedir. Mas é errado pedir e se revoltar com a

resposta. É errado pedir sem se humilhar perante a soberania de Deus. Jesus pediu, mas se

submeteu à dor, ao castigo, ao abandono quando Deus o negou.

Por causa desse "NÃO", o sacrifício de Cristo por nós foi realizado.

Por causa desse "NÃO", nossos pecados foram perdoados.

Por causa desse "NÃO", fomos justificados na cruz.

E por causa desse "NÃO", temos livre acesso a Deus.

Que bom que Deus negou o pedido de Cristo! Que bom que Deus deixou que Seu plano se

efetuasse e se cumprisse até o final!

Tudo porque Deus disse NÃO!

Que Deus vos abençoe!

Bispo +Dom Rodrigo Faddoul

domingo, 28 de julho de 2013

PROVAI E VEDE QUE DEUS É BOM

“Oh! Provai, e vede que o SENHOR é bom, bem-aventurado o homem que nele confia”

(Salmo 34.8)

Quantas vezes li este texto sem jamais me tomar ciência das realidades nele contidas,

principalmente em acreditar no plano de Deus para vida de cada um de nós.

Geralmente acreditamos que esconder é a melhor solução. Fugir hoje e continuar fugindo a

vida toda.

Quando Davi diz: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom”, retrata de forma entusiástica

algo que funcionou na sua experiência. Perseguido por Saul e fugindo dos filisteus, Davi se

escondera na caverna de Adulão. A crise circunstancial era tremendamente adversa, envolvendo a

dor da perseguição e do abandono, e o choro e o sofrimento por viver momentos tão contraditórios,

sem entende a causa de tudo; angustia profunda da alma. Por não entender aquele momento

circunstancial, Davi apela para Deus, com choro, suplica e clamor: acaso Deus se esqueceu de mim?

Eu não sou um escolhido, não sou o sucessor do trono?

Nesta luta contra os temores futurosa, contra o medo de lutar, contra a tristeza da aparente

derrota, Deus abriu o coração de Davi, e o rei reconheceu seus temores, seu medo e descansou nas

mãos do Todo-Poderoso, do Eterno. Davi creu que os planos de Deus não podem ser frustrados,

Davi creu que Deus não se atrasa, que Deus não mente e não pode mentir, que Ele é fiel, vivo e

verdadeiro.

Com esta confiança Davi saiu daquela caverna disposto a enfrentar, em nome de Deus, todas

as dificuldades que surgissem apela frente

Mais tarde Davi retrata esta experiência no Salmo 34 afirmando: “Provai e vede que o

Senhor é bom...”

São nesses momentos de extrema dificuldades, dor e angustia, que Deus nos chama para

fazermos prova d'Ele.

Assim como Davi, também tenho em minha vida muitas experiências de fidelidade de Deus

No momento, eu não entendia aquela situação; mas percebi que atinha de passara por aquilo tudo

para ver e sentir a bondade do Senhor. Não se tratava de como Deus me provara, mas de como eu

tive prova de Deus quando a Ele confiei todos os meus desígnios, todos os meus planos, toda a

minha vida e descansei n'Ele.

“Provai e vede que o Senhor é bom...”

PENSE:

Busquei o Senhor e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Contemplai-o e sereis iluminados, e os vossos rostos jamais sofrerão vexame. Clamou este aflito,

e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Oh! Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia (Salmo 34.4-8)

ORE: Senhor! Graças te dou pela forma tão maravilhosa como dirige a minha vida. Ajuda

aqueles que estão presos pelo sofrimento, na agonia, agustia, dor e tristeza, traze-lhes

arrependimento a um novo coração. Em nome de Jesus. Amém!

Em Cristo,

Bispo ++Rodrigo Faddoul

sábado, 13 de julho de 2013

O QUE FAZER DIANTE DOS PROBLEMAS?


            Quando o problema acontece.

            SALMO 3

            Salmo de Davi, quando fugiu de seu filho Absalão.
            “SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários!
            São numerosos os que se levantam contra mim!
            São muitos os que dizem de mim:
            Não há em Deus salvação para ele.
            Porém tu, SENHOR, és o meu escudo,
            és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.
            Com a minha voz clamo ao SENHOR,
            e ele do seu santo monte me responde.
            Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta.
            Não tenho medo de milhares do povo
            que tomam posição contra mim de todos os lados.
            Levanta-te, SENHOR! Salva-me, Deus meu,
            pois feres nos queixos a todos os meus inimigos
            e aos ímpios quebras os dentes.
            Do SENHOR é a salvação, e sobre o teu povo, a tua bênção.

            Imagine que você é um rei e tem um filho. Cria este filho nos caminhos do Senhor, lhe dá tudo necessário à sua sobrevivência e em um belo dia: Surpresa! Esse filho te expulsa do reino e tenta tomar teu lugar. Realmente essa é uma situação que nenhum de nós queria estar, sendo odiado e sentindo-se amedrontado pelo próprio filho (II Samuel 15 a 17).
            Era exatamente isso que Davi estava passando ao escrever esse salmo deslumbrante. É importante lembrar que Davi aqui estava colhendo o resultado do seu pecado anterior de adultério, isso nos vem advertir que o pecado só gera dor, sofrimento e morte, mas, depois de arrependido e diante das perseguições Davi teve uma atitude diferente. Podemos aprender algumas importantes lições aqui tais como:
            1. Davi olha para as circunstâncias sem considerar Deus e queixa-se. Quantas vezes caímos nesse erro? Apenas olhamos para os lados e começamos a praguejar e nos lamuriar da situação como se Deus não estivesse no controle de tudo? Aqui era como se Davi estivesse dizendo o Senhor não vai fazer nada? Não está vendo que são muitos meus inimigos? Devemos ter cuidado para não tomarmos Deus com algum mágico ou gênio da lâmpada, todo sofrimento tem propósito diante Dele. E tudo esta sob controle de suas mãos. Está você sofrendo caro leitor? Confia! Deus está sentado no seu alto e sublime trono e está no controle!
            2. Davi deixa de olhar para as circunstâncias terrenas e passa a olhar para o céu. No momento que somos perseguidos temos a tendência a andar de cabeça baixa devido ao peso das críticas. Já perceberam que o primeiro lugar que tocam é na sua espiritualidade. Esse não é crente! Assim também acontecia com Davi. Apesar de tanto inimigos dizendo que Deus não o salvaria Davi vê o Senhor como um escudo a defendê-lo dos ataques inimigos! Davi não apenas via o Senhor como escudo, mas, Sentia seu conforto estendendo sobre ele sua forte mão e levantando sua cabeça! Davi Sabia onde buscar a salvação. Gritava ao Senhor que o ouvia dos céus e apressava-se em socorre-lo. Está você caro amigo de cabeça baixa diante dos teus inimigos? Grite! Chame o Senhor e ele ouvirá você do seu Santo Monte. Tenha em mente que sua salvação vem de cima e é perfeita e é restauradora e é consoladora.
            Diante de um mundo tão competitivo e hostil, tenhamos em mente essas importantes verdades que apesar de nossos inimigos serem muitos, apesar de aquele a quem amamos armar ciladas contra nós, O Senhor não nos desamparará e se levantará ao nosso favor. Portanto confiemos nossa vida em sua santa e poderosa mão, Amém.


            "Que o SENHOR levante sobre vós o rosto e vos dê a paz"

Em Cristo

Bp. Dom Rodrigo Faddoil

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Dicas simples para se estudar a Bíblia




"Lâmpada para os meus pé é a tua  palavra, e luz para os meus caminhos" Salmo 119: 105


   A Bíblia Sagrada é a luz que alumia os pés daqueles que caminham para a verdade, entretanto não é dificil achar aqueles que deixam de ler a  palavra de Deus por não conseguirem compreendê-la, ou que até se esforçam lendo-a, mas não a entendem.
Sendo assim, resolvi dar algumas dicas que vão facilitar o estudo bíblico; não é um guia de estudo exaustivo, mas simples sugestões para um melhor entendimento das verdades bíblicas.

   A primeira dica é, tenha mais de uma tradução bíblica e uma delas em linguagem atual. A minha sugestão é ter uma Almeida Revista e Corrigida, uma Almeida Revista e Atualizada e Uma Nova Tradução na Linguagem de Hoje; todas são publicadas pela Sociedade Bíblica do Brasil e são encontradas à preço popular. Com mais de uma tradução é possível comparar os versículos de difícil entendimento nas diferentes linguagens.

   A segunda dica é ter uma Concordância Bíblica exaustiva ou uma Chave Bíblica, pois facilita o estudo por temas e Palavras-Chave, a Sociedade Bíblica do Brasil tem uma baseada na versão Almeida Atualizada que tem um preço bem acessível.

   A terceira dica é ter um dicionário bíblico e um dicionário de língua portuguesa, para facilitar a compreensão das palavras de difícil entendimento, em ambos os casos existem publicações a preços populares.

   A quarta e mais importante dica é ler e fazer a interpretação do texto igual à época da escola, sempre que for ler a Bíblia não leia versículos isolados, leia todo o capítulo, pois assim o versículo não é tirado do seu contexto. Faça perguntas para o texto, do tipo, quem falou?  Para quem falou? Em que situação foi falado? Pois tais perguntas ajudam a esclarecer texto e contexto.

  Tais dicas são simples, mas fará uma grande diferença no seu estudo bíblico e devocional diário. Procurei dar dicas que se encaixam no orçamento de uma pessoa de baixo rendimento, mas caso se tenha condição financeira, vale a pena  ter um comentário bíblico e uma Bíblia de estudo, recomendo a de Genebra.

   Um último adendo, respeitar sempre a pontuação e as vírgulas,  pois um ponto ou uma vírgula omitidos ou deslocados podem mudar todo o sentido de um texto.

  Espero poder ter ajudado no seu propósito de compreender as Santas Escrituras, e que seu entendimento possa se expandir para que a sua devoção diária te aproxime mais de Deus.

Em Cristo
Bispo Rodrigo Faddoul

terça-feira, 30 de abril de 2013

O sabonete




   Um garoto pobre, com cerca de doze anos de idade, vestido e calçado de forma humilde, entra na loja, escolhe um sabonete comum e pede ao proprietário que embrulhe para presente.

   - "É para minha mãe!" - diz com orgulho.

   O dono da loja ficou comovido diante da singeleza daquele presente. Olhou com piedade para o seu freguês e, sentindo uma grande compaixão, teve vontade de ajudá-lo. Pensou que poderia embrulhar, junto com o sabonete comum, algum artigo mais significativo. 

   Entretanto, ficou indeciso: ora olhava para o garoto, ora para os artigos que tinha em sua loja.
Devia ou não fazer? O coração dizia sim, a mente dizia não. 

   O garoto, notando a indecisão do homem, pensou que ele estivesse duvidando de sua capacidade de pagar. Colocou a mão no bolso, retirou as moedinhas que dispunha e as colocou sobre o balcão. O homem ficou ainda mais comovido quando viu as moedas, de valor tão insignificante. Continuava seu conflito mental.

   Em sua intimidade concluíra que, se o garoto pudesse, ele compraria algo bem melhor para sua mãe. Lembrou de sua própria mãe. Fora pobre e muitas vezes, em sua infância e adolescência, também desejara presentear sua mãe.

   Quando conseguiu emprego, ela já havia partido para o mundo espiritual. O garoto, com aquele gesto, estava mexendo nas profundezas dos seus sentimentos. Do outro lado do balcão, o menino começou a ficar ansioso. Alguma coisa parecia estar errada. Por que o homem não embrulhava logo o sabonete?

   Ele já escolhera, pedira para embrulhar e até tinha mostrado as moedas para o pagamento. Por que a demora? Qual o problema? Impaciente, ele perguntou:

   - "Moço, está faltando alguma coisa?"
   - "Não!" - respondeu o proprietário da loja - "é que de repente me lembrei de minha mãe. Ela morreu quando eu ainda era muito jovem. Sempre quis dar um presente para ela, mas, desempregado, nunca consegui comprar nada."

   Na espontaneidade de seus doze anos, perguntou o menino:
   - "Nem um sabonete?"

   O homem se calou. Refletiu um pouco e desistiu da ideia de melhorar o presente do garoto. Embrulhou o sabonete com o melhor papel que tinha na loja, colocou uma fita e despachou o freguês sem responder mais nada.

   A sós, pôs-se a pensar. Como é que nunca pensara em dar algo pequeno e simples para sua mãe? Sempre entendera que presente tinha que ser alguma coisa significativa, tanto assim que, minutos antes, sentira piedade da singela compra e pensara em melhorar o presente adquirido.

   Comovido, entendeu que naquele dia tinha recebido uma grande lição. Junto com o sabonete do menino, seguia algo muito mais importante e grandioso, o melhor de todos os presentes: 
O GESTO DE AMOR!

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Papa e eu


   Muitos tem me perguntado sobre o que eu acho do novo Papa e o que espero dele, e é engraçada essa pergunta, pois eu não sou católico romano. Eu e minha Igreja nada temos a ver com o Papa, o que ele faz ou deixa de fazer e quem ele seja, somos uma Igreja independente, nacional, e ligada aos movimentos reformistas.

   Porém é digno de nota que o novo Papa Francisco tem me surpreendido com suas atitudes e gestos que em nada lembram seus antecessores, salvo algumas vezes João Paulo II. Já chegou fazendo a diferença, pedindo oração para os fiéis, abrindo mão da mozeta e dos sapatos vermelhos e do mestre de cerimônias e usando uma cruz de aço, e ainda dando boa noite e desejando um bom descanço. Essas atitudes mostram a humildade de um homem acostumado a usar o transporte público junto ao povo, que sabe o que é trabalhar e até mesmo cozinhar.

   Espero sinceramente que o novo Papa surpreenda-nos com uma reforma tal qual São Francisco de Assis foi chamado a fazer, e que a Igreja Romana possa voltar a ser uma Igreja do povo, sem a pompa da Roma imperial.

    Apesar de não ser romano oro pelo novo Papa e chamo todos a fazerem o mesmo, pois poderemos ver uma mudança de ares que podem trazer benefícios a Ortodoxos, Protestantes e demais seguimentos religiosos.


 Que Deus nos abençoe

Bispo Rodrigo Faddoul
www.icai-ts.org.br
   

sexta-feira, 1 de março de 2013

Deve o Cristão Verdadeiro Ser Maçom?


   Nesses últimos tempos tem se proliferado as chamadas lojas maçônicas, a maçonaria já não é
algo mais tão secreto quanto antes, e seus membros já ousam mostrar a cara, algo que em um
tempo não tão distante era inconcebível.
E dentre os maçons que estão mostrando a cara estão muitos cristãos, que pensam estar
ganhando status com isso, quando na verdade estão ignorando verdades bíblicas imutáveis e
se rendendo ao sistema desse mundo maligno que caminha para a perdição.
   O primeiro erro está no fato de os maçons não acreditarem em um Deus pessoal, como a
Bíblia nos revela e o salmista expõe no salmo 46.1: "Deus é o nosso amparo e fortaleza...".
Antes os maçons acreditam em uma entidade que é apenas o criador, ou como o chamam,
o Grande Arquiteto do Universo(GADU), mas para os mesmos não há relação paternal e filial entre Deus e os homens.
   O segundo erro é relativizar o sacrificio de Cristo, pois não acreditam no poder vicário do
mesmo, assim abraçam em pé de igualdade dogmas de diversas religiões, ignorando o que a
Bíblia fala em Hebreus 2:9: "Porém aquele Jesus, que foi feito um pouco menor que os anjos,
nós o vemos por causa do sofrimento da morte, coroado de glória e de honra, para que, pela
graça de Deus, provasse a morte a favor de todo homem". Se Cristo é nosso sacrificio, logo os
demais dogmas não coadunam com a fé cristã.
   O terceiro erro é pretender ser uma supra religião em que em torno dela os homens se tornam
irmãos e a religião pessoal é secundária, inclusive a fé cristã, no que contraria a Bíblia que
diz que a religião (aquele que religa) é Jesus; "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a
verdade, e a vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim". João 14:6. E também lemos em
João 15:5: "Eu sou a videira; vós sois as varas. Aquele que permanece em mim e no qual eu
permaneço dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer".
   Eu poderia descrever ainda mais erros e contradições dessa seita que tem pervertido
a verdade em mentira, relativizando o sacrificio do cordeiro imaculado que é Cristo, e
colocando no mesmo balaio e em pé de igualdade as religiões não cristãs, o humanismo e a
filosofia gnóstica com o cristianismo.
   Já foi dito por Paulo em I Timóteo, 4:1: "Porém o Espírito diz claramente que, nos últimos
tempos, alguns apostatarão da fé, escutando a espíritos enganadores e a doutrinas de
demônios. Sendo assim, como verdadeiros cristãos devemos ouvir a advertência de Deus
em Apocalípse 18:4: "Ouví outra voz do céu, dizendo: sai dela, povo meu, para não serdes
participantes dos seus pecados, nem terdes partes nas suas pragas".
Em Cristo
Bispo Rodrigo Faddoul

Versões Bíblicas utilizadas: Tradução Brasileira, SBB;
e Reina-Valera 1995, SBU

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Pesar

  Venho tardiamente por falta de acessibilidade,postar aqui o meu pesar pelas vítimas de Santa Maria-RS, e quero dizer que estarei orando pelas famílias e pelas vítimas hospitalizadas, para que Deus conforte e console e ajude na recuperação dos feridos. Que as famílias saibam que levo em meu peito o sentimento de compaixão e empatia, e me coloco a disposição para algúm conforto espiritual que eu possa porventura ser útil.

  Sem mais, que Deus entre com a paz que só Ele pode dar

Em Cristo

+Dom Rodrigo Faddoul