quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nota de pesar - Morreu Dom Eugênio A. Sales



A Arquidiocese do Rio de Janeiro, da Igreja Católica Apostólica Romana está vivenciando o luto pela morte física do Arcebispo Dom Eugênio de Araujo Sales, que deixa seus familiares, amigos e eclesianos encarnados na humanidade terrena e parte para a dimensão da vida espiritual fora da matéria, ao encontro com as estruturas espirituais de sua crença, dentro do seio do cristianismo.

Embora seja a morte física um fenômeno inerente à vida orgânica, biológica, e como cristãos tenhamos sempre reflexões sobre a escatologia e os novíssimos dos seres humanos, nunca recebemos com alegria esta ausência de um ente querido, embora saibamos da continuidade da vida nos páramos espirituais e das possibilidade dos santos crescerem no conhecimento e no amor de Deus.

 Todos nós temos o direito e o dever de vivenciar o luto, pois ele está estruturado em nossos esquemas neurais como engramas elaborados pelas culturas através dos séculos e milênios.

Nós que vivemos na Cidade do Rio de Janeiro, não podemos ignorar as benéficas ações de Dom Eugênio como homem público, devotado a falar pelos sem voz e preocupar sempre com a promoção dos seres humanos excluídos e sob opressão.

Embora eu, enquanto bispo cristão comprometido com um catolicismo de base evangélica, não compartilhasse com ele o seu conceito de ser Igreja, temos contudo a convergência de alguns pontos, pois confessamos a Jesus Cristo como o Filho de Deus, Senhor e Salvador, temos também em comum os elos da Sucessão Apostólica advinda do Papa Leão XIII chegando a Dom Salomão Ferraz nosso pai no episcopado.
Partilho da dor sentida pelos católicos romanos do Rio de Janeiro, enquanto Povo de Deus que caminha rumo a Jerusalém Celeste.

A Comunidade Católica Apostolica Salomonita do Rio de Janeiro envia condolências ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, aos seus Bispos Auxiliares, todo o seu clero e crentes Fieis da Arquidiocese. Que Deus em sua misericórdia receba Dom Eugênio na congregação dos santos que estão juntos ao Trono Celeste do Cristo.

Dom Felismar Manoel - Bispo Primaz
Catolicismo Apostólico Salomonita

Nenhum comentário:

Postar um comentário