sexta-feira, 14 de abril de 2017

Mensagem da Sexta-Feira Santa

"E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS."

João 19:17-19


Hoje celebramos a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, aquele que veio a esse mundo como um homem como todo homem, mesmo sendo o filho de Deus. Jesus poderia ter liderado um exército, ajuntado uma milícia, e ter lutado contra o Império Romano, poderia ter-se coroado rei dos judeus no plano físico, político e material, mas ao invés disso se deixou prender, foi julgado como um criminoso comum, condenado à morte e crucificado, a pior espécie de morte da época. Não consigo imaginar o que seria do mundo se Jesus tivesse decidido seguir a carreira de imperador político, ou até mesmo se tivesse feito aliança com os fariseus e tivesse entrado para o sinédrio, o senado judeu da época, Se Jesus tivesse se rendido provavelmente não teríamos hoje o que chamamos de cristianismo, não o falso cristianismo materialista, mas o cristianismo no mais puro sentido, o cristianismo que nos manda amar ao próximo como a nósmesmos.
Por isso quando vejo cristãos se corrompendo, se vendendo, politicos ditos cristãos aceitando suborno, propina, desvios de dinheiro, eu penso o quão distante eles estão do Cristo, nada possuem do galileu que se recusou a reinar como imperador terreno dos judeus, pelo contrário, são lobos em pele de ovelha que tudo fazem pelo poder secular, pela ganância.
Que hoje nos recordemos que aquele que merecia de fato não apenas o título de Rei dos judeus, mas sim de todo o universo, só foi coroado em sua morte, e assim mesmo sua coroa foi de espinhos, seu título não foi lido por um arauto, mas pregado sobre a cruz que lhe serviu de instrumento de sacrifício. Não teve vestes reais, só vestiu o púrpura, usado pelos imperadores, no local de sua morte, pouco antes de ser crucificado, e mesmo assim lhe vestiram com o púrpura em tom de deboche, enquanto lhe batiam, o seu cetro foi um pedaço de cana, que lhe deram na cabeça com ele.
Sou cristão, e é esse cristo que procuro seguir, aquele que não se prende à coisas materiais, aquele que não compactua com campanhas de prosperidade, aquele que não se prendeu ao poder terreno, antes a tudo renunciou para cumprir sua missão por mim, por você, por toda a humanidade.

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."

Filipenses 2:5-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário