terça-feira, 12 de junho de 2012

Patriarca ou ditador?

   Todo ser humano tem o desejo de ser bem sucedido,e muitos além disso tem também o desejo de poder e grandeza. E dentro das organizações eclesiasticas não é diferente.
   No Brasil temos pequenas igrejas nacionais cujos líderes tem uma forte tendência megalomaníaca,exercendo sua liderança não de forma institucional e orgânica, mas de forma ditatorial e despótica.
   Tive uma infeliz experiência numa pequena igreja nacional, cujo nome não direi por ética, mas que não é difícil descobrir caso se pesquise. O líder dessa igreja, um bispo com mania de grandeza, não se contentava com o título de bispo primaz, ou arcebispo, se intitulando "patriarca" à guiza das igrejas orientais canônicas, porém era um patriarca de uma só paroquia, com meia dúzia de membros.
   Tal patriarca era a imagem do autoritarismo, Não tendo nada do espírito de serviço e humildade cristãos.  Era comum o manda e desmanda, e também o dormir sob uma ordem e acordar sob outra dependendo do capricho ou do humor patriarcal.  Era comum também frases como; "Eu mando", "eu estou aqui para ser servido", e a mais célebre de todas era; "Eu coloco todo mundo no bolso".
   O clima em tal igreja era sufocante, pois até de coisas pessoais tinha-se que prestar conta, o controle era total, no melhor estilo Big Brother, um sistema fascista.  Nada escapava do controle do ditador, ops, digo, Führer, ops. digo, patriarca.
   Comum também era o estilo inquisidor do tratamento dispensado aos que divergiam do sistema, ainda que minimamente, ai daqueles que contrariassem o grande ditador. Tais discindentes eram tratados como inimigos e ainda por cima eram constantemente ameaçados de excomunhão, era o preço a pagar por não seguir os caprichos de quem se achava a única voz da verdade.
   Porém pela misericórdia de Deus, quando ele tentou me colocar em seu bolso, o bolso furou, e eu escapei desse feudalismo eclesiástico, e agora não estou mais no Big Brother fascista de um bispo megalomaníaco.
   Quanto a mim, peço a Deus para me ajudar a não cair no mesmo erro,e a seguir os passos de Jesus, que sendo Deus se fez homem,sendo Senhor se fez servo, nos dando o exemplo de humildade ao lavar os pés de seus discípulos. Tende piedade Senhor!!!

 Em Cristo
Mons. ++Dom Rodrigo Faddoul
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário