Muitos tem me perguntado sobre o que eu acho do novo Papa e o que espero dele, e é engraçada essa pergunta, pois eu não sou católico romano. Eu e minha Igreja nada temos a ver com o Papa, o que ele faz ou deixa de fazer e quem ele seja, somos uma Igreja independente, nacional, e ligada aos movimentos reformistas.
Porém é digno de nota que o novo Papa Francisco tem me surpreendido com suas atitudes e gestos que em nada lembram seus antecessores, salvo algumas vezes João Paulo II. Já chegou fazendo a diferença, pedindo oração para os fiéis, abrindo mão da mozeta e dos sapatos vermelhos e do mestre de cerimônias e usando uma cruz de aço, e ainda dando boa noite e desejando um bom descanço. Essas atitudes mostram a humildade de um homem acostumado a usar o transporte público junto ao povo, que sabe o que é trabalhar e até mesmo cozinhar.
Espero sinceramente que o novo Papa surpreenda-nos com uma reforma tal qual São Francisco de Assis foi chamado a fazer, e que a Igreja Romana possa voltar a ser uma Igreja do povo, sem a pompa da Roma imperial.
Apesar de não ser romano oro pelo novo Papa e chamo todos a fazerem o mesmo, pois poderemos ver uma mudança de ares que podem trazer benefícios a Ortodoxos, Protestantes e demais seguimentos religiosos.
Que Deus nos abençoe
Bispo Rodrigo Faddoul
www.icai-ts.org.br